sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cerveja Guinness,a jóia "Irish"

Cerveja Guinness, a jóia "Irish"


-Hoje vou falar de uma cerveja que alem de ter um gosto de tradição é muito gostosa. Amantes de cerveja não podem deixar de experimentar essa joia negra "Irish".

-A Guinness é uma cerveja irlandesa cuja história teve início em 1759, quando Arthur Guinness alugou uma fábrica em Dublin, na Irlanda, e começou a produzir sua cerveja. Em 1862 adotou a Harpa irlandesa como símbolo.

-Com quase 300 anos de história, a cerveja Guinness é produzida com a mesma composição: malte irlandês, água de Dublin, lúpulo e levedura.

-A cerveja Guinness é produzida localmente em 55 países e comercializada num total de 155 países, possuindo 80% de participação no mercado mundial de cerveja preta. Ao redor do mundo, 170 mil pubs consomem 10 milhões de copos (pints) de Guinness diariamente.

-Guinness é a sexta cervejaria do mundo, proprietária das marcas Harp, Kilkenny, Red Strip, Kaliber e participante de fusões com cervejarias locais ao redor do mundo. Suas vendas chegam a de 2,7 bilhões de litros de cerveja por ano.

Algo bem legal é que cerca de 40% da Guinness é consumida na grande África. Só para ter uma noção na Nigéria  tem cinco fábricas dessa linda bebida, o que torna o país o segundo maior em sua fabricação, perdendo apenas para a Grã-Bretanha. Por incrível que pareça, a Irlanda (A grande Mãe dessa joia) vem em quarto lugar, o terceiro fica com Camarões e a quinta posição é ocupada pelos Estados Unidos. Hehehehe :O

A Guinness já ajudou bastante a Sociedade. Um fato bom é que o senhor Arthur Guinness, um rico protestante com pouca experiência em bebidas, fundou a cervejaria St. James’ Gate em 1759. Esse senhor passou a ser um defensor dos direitos humanos e criou conjuntos habitacionais para os pobres marginalizados de Dublin. A Guinness ainda apoiou tropas irlandesas nas duas guerras mundiais e garantiu emprego aos trabalhadores após retorno, além de ajudar suas famílias com um salário mensal enquanto estivessem na guerra.

Uma curiosidade é que a cerveja Guinness é  rica em ferro e compostos antioxidantes, um exemplo bem justificativo é que um  copo grande de Guinness tem 210 calorias,  comparando ao leite, com 150 calorias, a bebida é gostosa e nutritiva, sem dúvida.(Uma otima desculpa para substituirmos o leite pela Guinness na alimentação matinal  hehehehe).


Além de ser Importante nos bares, a Guinness também tem sua influência e importância na cozinha. A cerveja ajuda a amaciar e dar sabor a um  típico ensopado de carne com batatas, clássico na Irlanda, além de dar sabor especial a alguns tipos de sorvete.

Obrigado galera! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário